Você quer mesmo conhecer a história por trás da Karité Estética? É bem intensa... Pegue uma xícara de chá, uma pipoquinha, acomode-se e se jogue nessa história.
Meu nome é Priscila de Oliveira Serafim, para alguns Priscila Serafim ou Pri Serafim ou Pri ou só Priscila mesmo. Sou fundadora da Karité Estética.
Eu sempre gostei de trabalhar, até mesmo antes de saber o que era trabalho eu já trabalhava. Gostava de conhecer pessoas dar boas risadas. Lembro que eu tinha uns 11 anos de idade e fazia alguns bicos de ajudante de Buffet, servia, ajudava na cozinha, na limpeza após os eventos e falando assim parece que era chato né, mas era muito legal tinha muitos na minha faixa etária de idade então nos divertíamos muito. Assim como esse serviço já fiz vários outros bicos, como... Limpar casa de vizinhos e parentes, cuidar de crianças, serviço gráfico. Então essa energia de trabalho sempre esteve presente na minha vida.
Meu primeiro emprego registrado foi em uma empresa Multinacional como Jovem Aprendiz, lembro-me da sensação de felicidade até hoje, até mesmo nessa experiência tive momentos de boas risadas, pois o processo seletivo inteiro era formado por pessoas que eu conhecia desde a minha infância então foi muito engraçado, pois todos que estavam lá passava pela primeira experiência de ser entrevistado.
Após essa experiência de primeiro emprego trabalhei em algumas outras empresas muito boas que também atuava no ramo administrativo eu vivia rodeada de pessoas inteligentes, bem arrumadas, tinha muitos benefícios na empresa e um ótimo salário.
Eu tinha como referencia familiar o serviço na área administrativa então me sentia alguém importante exercendo minhas funções nessa área. Mas ao mesmo tempo eu sentia certa impaciência para o ramo, me sentia presa em uma tela de computador em um escritório fechado.
Durante toda a minha vida eu sempre tive uma ligação com a área da beleza, começando pelo fato de eu ser muito vaidosa desde bebe, quando pequena gostava de brincar com minhas primas de boneca e sempre as deixava arrumadas, fazia penteados, maquiava, inventava roupinhas. Conforme fui crescendo comecei a arrumar minhas primas, também sempre fui muito astuciosa rs, um episódio que marcou muito e que minha família não me deixa esquecer é de um dia que eu simplesmente achei que sabia cortar cabelo e peguei uma de minhas primas e cortei uma franja , pelo menos era para ser né... Não ficou tão ruim ela só deve ter ficado uns meses sem conseguir prender a parte do cabelo cortada e usando gel rs.
Mas conforme fui crescendo criei mais responsabilidades e aprendi a ter mais cautelas. Depois acabei me tornando referencia para minha família, eu arrumava as pessoas quando tinha festa, ou quando tinha que fazer algo nos cabelos como pintar , escovar,aplicar progressivas , embora não fosse o meu forte também maquiava... Enfim eu aprendi com a vida rs.
Tudo isso para entenderem que Beleza e Estética já estavam aqui dentro eu só precisava achar meu caminho!
Então, após pedir as minhas contas em uma dessas empresas utilizei parte do dinheiro para fazer um curso de Designer de Sobrancelha na Escola Senac. Após a conclusão do curso comecei a fazer sobrancelhas de graça para treinar e sentir confiança no procedimento, eu tirava fotos de antes e depois para divulgar os meus trabalhos e atrair mais pessoas.
O serviço de Designer era algo paralelo que fazia, pois ainda não tinha grandes lucros com isso, então logo comecei a trabalhar em outra empresa que era um escritório de advocacia. Essa empresa foi à jornada mais longa que tive no ramo administrativo, mas como já esperado aquela sensação de vazio chegou e eu precisava novamente procurar algo em que eu me sentisse feliz. Mantive-me na empresa ate me decidir o que iria fazer, faltava pouco para que eu concluísse o ensino médio.
Quando conclui o ensino médio não sabia muito bem o que fazer, mas como todos os meus amigos estavam se escrevendo para iniciar uma faculdade me senti pressionada em iniciar também, pois nunca gostei de perder tempo, então pesquisei um curso na internet em uma faculdade que eu poderia pagar. Escolhi o curso de Publicidade e Propaganda porque já havia escutado algumas coisas sobre a área e lendo a descrição do curso no site da faculdade me parecia ser algo legal de se fazer. Mas no primeiro dia de aula já ganhei um balde de água fria do professor que logo no inicio da aula já mandou um recado para a turma inteira (mais parecia estar falando diretamente comigo haha), ele dizia que o perfil das pessoas que trabalham nessa área adoram ver o jornal diariamente, estão sempre informados, gostam de referencias antigas, estão a par de tudo que acontece, pessoas que leem e leem e leem, e eu pensei vish ferrô haha. Conclusão dessa fase? Fiz apenas um semestre e acho até que aguentei firme viu.
E ali estava eu novamente sem saber o que fazer, com mais receios que antes e a autoconfiança no chão... Mas pelo menos ainda tinha um emprego e muita força de vontade então não parei, comecei a pesquisar outros cursos. Minha Família sempre me incentivou a fazer o curso de Cabeleireira porque eu levo jeito então fui atrás do curso e logo comecei. Mas meus sentimentos ainda não estavam totalmente ali havia um vazio era como se ainda não fosse o momento para tal experiência ou talvez por estar cansada de perder tempo, dinheiro e não se encontrar em algo.
Foi então que encontrei em uma das minhas pesquisas um curso chamado, Estética e Cosmética e pelo nome já me senti animada e logo entrei para saber mais sobre. Como estava receosa por tudo que eu já havia passado eu pensei muito, li, reli, pensei,fiz as contas, pesquisei inúmeros relatos sobre o curso de quem já havia feito, de quem já concluiu, de quem desistiu e foi assim que eu cheguei à conclusão de que eu iria para mais uma tentativa de ser feliz (drama rs).
Pesquisando o curso e pessoas que já estavam estudando ou atuando na área percebi certa diferença entre eu e elas. Eu assisti muitos vídeos de garotas que estavam muito felizes com o curso que já estavam até abrindo seu próprio espaço e que já atendia alguns clientes e achei incrível, mais pensei será que comigo sendo um perfil diferente do que essa área parece estar acostumada será igual? Naquele momento percebi que eu precisaria ser ainda mais forte do que nas outras tentativas, porque em toda a experiência que eu já havia vivido eu conhecia um pouco do território, mas agora Estética e Cosmética com esse nome lindo e com um mercado elitizado e branco, será que eu tenho espaço? ... Como havia gostado muito do curso pensei: “No curso pode ser diferente!”, e lá vou eu de novo.
Primeiro dia de aula Faculdade FMU, sou uma das primeiras a entrar na sala que aparentemente, sim, só havia gente branca, mais tudo bem ainda tinham pessoas para chegar; Escolhi uma carteira no fundo da sala para ficar mais a vontade. Como o esperado a sala foi se completando e só havia eu mesmo de negra, logo a coordenadora começou a falar sobre o curso, como o professor de publicidade lembra? Mas dessa vez meus olhos brilhavam eu não prestava atenção em mais nada, não queria perder se quer uma palavra. E foi assim em todas as aulas. Uns dias depois chegou uma aluna negra também até mais retinta que eu e claro fiquei muito feliz e logo fiz amizade com ela, mais isso já não era o mais importante, pois já havia me apaixonado pela Estética.
Ao longo do curso não consegui mais pagar as mensalidades, pois a cada semestre aumentam as mensalidades, os materiais, os trabalhos e a vida vai ficando mais aperta, o sonho vai ficando cada vez mais longe da realidade. E então adivinhe... Cancelei minha matricula.
É gente, quando ouvimos aquela frase “Nada vem fácil” é real. Mais ai tem também aquela “Duvide do que vem fácil e não desista do que é difícil”.
Então não desisti e consegui uma bolsa de 100% na escola Senac no curso de Estética!
Tornei a começar uma nova fase mais que agora seria uma continuidade. O primeiro dia de aula foi um pouco diferente da minha primeira experiência nesta turma observei três alunas negras contando comigo, mesmo sabendo que não eramos a maioria eu me senti feliz em ver que a representatividade estava maior, que eu não estava sozinha e que tinha mais pessoas como eu ali. E claro que me aproximei delas para formarmos um grupo de estudo.
Durante o curso tive a oportunidade de trabalhar em uma Clinica de Estética, isso me possibilitou colocar em pratica o que eu aprendia e tirar dúvidas. Por isso hoje isto me traz um diferencial e uma vantagem á mais no mercado.
A Karité Estética começa em um momento em que já não me sentia realizada.
Chega um momento da vida que precisamos entender e reconhecer o nosso potencial e esse momento chega na hora certa e te coloca pessoas certas no caminho para te ajudar. E foi isso o que aconteceu comigo.
Então tomei a decisão de sair e tentar algo novo. Pedi minhas contas e uma das clientes que eu atendia, numeróloga que está no meu coração, me questionou sobre a minha decisão e expliquei que eu queria conquistar algo próprio. Ela me sugeriu fazer um mapa numerológico, explicou que não era necessário o mapa completo somente o que correspondia à área profissional; Com isso eu teria mais convicção da decisão que eu estaria tomando. Eu não sabia do que se tratava mais minha intuição dizia SIM e eu me joguei. Foi ai então que no mapa falava sobre boa parte das coisas que eu já exercia na Estética.
Essa mesma cliente havia uma sala onde seria possível eu estar abrindo meu próprio negocio. Claro que seria também um novo desafio, mas eu decidi e fui atender por conta própria do meu jeito, com a minha qualidade e prazer no meu espaço.
Isso começou em 2018. Muita coisa já mudou, fiz outros cursos de aperfeiçoamento e estamos apenas no começo. Temos muitos projetos e planos, como viram na minha história as coisas para mim não vem fácil mais quando chegam é da melhor forma.
Agora em 2020 me encontro com duas unidades e com sonhos enormes.
Hoje existem muitas Clinicas de Estética no mercado mais são poucas as que se preocupam com a individualidade do cliente. Nosso prazer é fazer com que você se sinta especial e único, como falei estamos no comecinho de tudo então todos que queiram somar e desfrutar dessa viagem embarque com a gente.
Sejamos Luz!